quarta-feira, 22 de maio de 2013

Nem de propósito...


Sinto-me dividido no tipo de apoio que o Benfica tem e no apoio/pressão dos adeptos que acho que merece.

Por um lado sinto-me sempre embalado pelas histórias românticas como os jogadores do Liverpool que no intervalo da final com o Milan, a perder 3-0, ouvem os adeptos nas bancadas a cantar You'll Never Walk Alone" ou dos adeptos da Roma a cantar Que Sera, Sera Whatever Will Be, Will Be... Por outro lado lembro-me que o Inferno da Luz não era só para os visitantes. Leio entrevistas de jogadores do Benfica que diziam que se aos 15m o Benfica não estava a ganhar começavam os assobios.

Não quero chegar ao ponto das claques portistas, com ameaças à integridade física dos jogadores e climas de terror absurdos.

O que nos falta, parece-me, é bom senso e cultura desportiva. É importante perceber quando é a altura de pressionar e quando é a altura de apoiar, mas não é fácil fazer a distinção desses momentos.

Este domingo, por exemplo, sinto que faltou alguma pressão. Depois do golo do Moreirense senti que a mensagem a passar era que eles tinham o dever de ganhar este jogo e pronto. Não havia ali lugar para gritar "Benfica!" e levar os jogadores ao colo. Era altura de dizer "Manos, ganhem esta merda e mais nada!" porque não havia outra alternativa que não essa.

No dia 26-05-2013 o Benfica joga a final da Taça de Portugal. Em Itália, no mesmo dia joga-se a mesma final. E os adeptos da Roma, que cantaram Que Sera, Sera... também deixaram aquela mensagem aos seus jogadores.

Sem comentários: